segunda-feira, 6 de fevereiro de 2017

Biblioteca Nacional da França

A exposição "Osiris" saciou a alma, mas depois de quase três horas de visita chegava o momento de alimentar o corpo. Fiz uma caminhada até a Place de la Bastille para almoçar no Léon de Bruxelles. Aproveitando o pouco movimento dos carros fiz a foto abaixo.

Opera Bastille

Enquanto apreciava essas moules (mexilhões) e as batatas crocantes, começava a pensar na programação da tarde, sempre em aberto. Havia organizado bem as visitas pela manhã, mas deixava as tardes livres. E, de repente, lembrei que não seria má ideia visitar, finalmente, a Biblioteca François Mitterrand. 
Como era de se imaginar, o conjunto que abriga a Biblioteca é monumental, são quatro prédios em formato de livro aberto e estão divididos em Torre das Leis, Torre dos Números, Torre do Tempo e Torre das Letras.

Fotografar internamente é proibido, mas consegui, discretamente fazer algumas fotos. O que me chamou atenção foi o fato de a Biblioteca estar lotada em pleno 30 de dezembro. Mas, logo lembrei que era o período escolar e a mentalidade é outra. Aqui nos trópicos é verão e o povo só quer mesmo é pensar na festa do dia 31.
Certamente há visitas guiadas, mas não me informei a respeito, só queria entrar andar naquele ambiente das letras.
À esquerda uma das muitas salas de leitura - lotadas. No corredor, algumas salas de exposições. 
Na época uma exposição com cenários e figurinos da Ópera de Paris.

 

Acho que entrei em uma das Torres mais interessantes, pois tive a sorte de encontrar em uma sala estes dois globos em exposição. Trata-se dos Globos de Coronelli, que foram feitos entre 1681 e 1683 pelo cosmógrafo, nascido em Veneza,  Vincenzo Coronelli. Os Globos foram um presente para ninguém menos que Louis XIV -  o Rei Sol - ofertados pelo Cardeal d'Estrées.
Objetos de ciência e símbolo de poder, mostram uma representação sintética da Terra e do Céu. Fazem parte da coleção desde o século XVII.
O Globo Celeste apresenta todas as constelações conhecidas na época e posiciona os planetas, tal como estavam no dia do nascimento do Rei-sol, 5 de setembro de 1638. Confesso, não sabia da existência desses globos e aproveitando a sorte de não ter ninguém na sala, perpetuei a lembrança nesta foto e vivi meu "momento Rei-Sol".

 
Maquete do Conjunto Monumental da Biblioteca


Na saída a elegante Passarela Simone de Beauvoir 
Solzinho de inverno iluminando o fim de tarde
Descendo a passarela temos o Parc de Bercy - enorme e com belas esculturas

 
O Sena e ao fundo a Ponte de Bercy por onde passa o metrô da linha 6.

Em um dia de muito calor esta é uma ótima opção: Piscina Josephine Baker, instalada sobre o Sena. 
E assim terminei o dia 30 com um passeio inusitado conhecendo a Biblioteca François Mitterrand e flanando em Bercy, um bairro moderno, longe do centro das grandes atrações turísticas, mas com boas ofertas de diversão. Sem contar a beleza da Ponte de Bercy e o charme que deve ser, numa estação mais quente, curtir um banho de piscina em pleno Sena. 

2 comentários:

  1. Sabe que eu ainda não entrei? Sempre coloco na agenda e acabo não seguindo... você me estimulou para ir na próxima. Lindas fotos Jorge!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Tania, obrigado!
      Temos sempre muitas razões para retornar não é?
      Beijos

      Excluir

Curtiu a viagem? Então comente e deixei o blogueiro feliz!

Balcão de Perguntas

Nome

E-mail *

Mensagem *