terça-feira, 2 de junho de 2009

Bruxelas, que surpresa!

(Arco do Triunfo no Parque do Cinquentenário)

Muitas vezes quando viajamos criamos muita expectativa em relação às cidades que iremos visitar. Confesso que em relação à Bruxelas não esperava muita coisa. Apenas incluí no roteiro porque ficava ao lado de Amsterdam e não custava nada visitar, afinal eu iria à Bélgica de qualquer jeito para visitar Brugge. Pensava que ia encontrar uma cidade fria, tudo isso, por ser Bruxelas o Centro Administrativo da Europa, abrigando as sedes da Comissão Européia e Conselho Europeu. Levei um belo tapa de luva de pelica. Bruxelas é muito mais interessante e charmosa do que imaginava. É rica em história, tem uma bela arquitetura, possui lindas áreas verdes e surpreende. Além disso, tem o famoso e delicioso chocolate.

A viagem de trem de Amsterdam até Bruxelas dura 03h30 e é bem agradável. Os trens saem da Centraal Station de Amsterdam, pontualmente, a cada 1 hora e nem é preciso fazer reserva, nem comprar com antecedência. O trem que peguei saiu às 10h54.

Como ia ficar dois dias em Bruxelas, não quis perder tempo e fiz um city tour para conhecer a cidade.

(No ônibus da Brussels City Tour. Ao fundo o centenário restaurante Falstaff)

Existem duas ou três empresas que fazem este serviço em Bruxelas. Optei pela Brussels City Tours. Os motoristas são super simpáticos. A grande vantagem é que o ticket vale 24 horas, naquele sistema de "sobe e desce". Assim você aproveita muito mais. O passeio custa 18 Euros e o ticket é vendido diretamente no ônibus. Um fone de ouvido descartável é entregue ao passageiro para que possa saber as curiosidades de cada atração, que são passadas em até 8 idiomas, basta escolher. São 14 atrações e a primeira delas é essa bela Igreja.

(Catedral de São Miguel)

Edifício Berlaymont - é um dos prédios do Complexo Administrativo da União Européia. Embora a Sede do Parlamento Europeu esteja na cidade de Strasbourg na França, segundo a Wikipédia, 75% dos trabalhos do Parlamento é realizado em Bruxelas.

3 comentários:

  1. Belas fotos de Bruxelas e excelente narrativa, Jorge. Assim me sinto fazendo este passeio com você.

    Abraços

    ResponderExcluir
  2. adoro seus elogios ... e por falar em o baile, passou na net semana passada e eu perdi, se não assistiria pela décima ou vigézima vez ... beijo.

    ResponderExcluir
  3. É, Jô, definitivamente, não dá pra ignorar Bruxelas não.

    Da próxima vez, estará devidamente incluída.

    Adorei a viagem, fui junto com vc, nao tem como ser diferente com essas fotos lindas e os relatos tao primorosos que vc escreveu. Dignos de revista de turismo, amigo.

    Beijos!

    ResponderExcluir

Curtiu a viagem? Então comente e deixei o blogueiro feliz!

Balcão de Perguntas

Nome

E-mail *

Mensagem *