segunda-feira, 7 de setembro de 2015

Um Sábado em Paris

Desde que comecei a  trabalhar como Guia de Turismo, perdi aquele gostinho da sexta-feira anunciando o final de semana. Geralmente trabalho muito nos finais de semana e feriados... E, por isso, apesar de estar de férias em Paris, quis aproveitar o sábado (13/09/2014), como se estivesse passado a semana inteira trabalhando... e este post pode ser uma boa ideia para suas férias: aproveitar o sábado onde você estiver, como se fosse um local.

Nessas férias, acordava cedo todos os dias para correr ... corri em todas as cidades que passei na Turquia e na França não foi diferente. A vantagem é poder fazer fotos com as ruas vazias. Sobretudo num dia de sábado quando o movimento é menor e muitos ainda dormem.
Dá para contar a quantidade de turistas que aparecem nesta foto. Só mesmo bem cedo podemos ver a Notre Dame assim.

Rue Saint-Paul, meu endereço em Paris. "Meu prédio" é o da foto à direita.
Baguete quentinha para o café da manhã.
Depois do café em casa, tracei os planos: passear  na rue Mouffetard no Quartier Latin. Assim, aproveitaria para fazer compras para o piquenique da tarde, que já havia combinado com a Lúcia e a Fabi. Este é um programa perfeito para o sábado. 
Para começar o passeio, uma volta pela Place de la Contrescarpe, cercada de Cafés e restaurantes. Localizada quase no final da Rue Mouffetard, esta praça é a minha preferida em Paris. 
O Café Delmas é o que mais gosto, sobretudo porque oferece uma boa vista da praça. Parece uma cidadezinha do interior. É bom gastar umas horas por ali, lendo um livro ou vendo a vida passar.
 Depois descer a rua e começar as compras...
Parada obrigatória na "Le 5ème Disque" - loja de discos que conheço há anos - para ver as novidades e bater um papo com a proprietária, Laurence, que é sempre muito simpática e gentil comigo.
E esse é o clima da Mouffe - comerciantes simpáticos, pequenos restaurantes e bons produtos...
Não há como resistir aos queijos...
 
 
 Compras feitas, vamos ao piquenique...
O local escolhido foi o Parc Floral de Paris, mas estavam cobrando a entrada por conta de um show. Declinamos e preferimos ficar nos gramados do Château de Vincennes. 
 Um brinde ao sábado e mais um encontro na cidade luz!
 Queijos, frios, biscoitos, doces, frutas e umas bebidinhas...
 Lúcia, Fabi e Eu nos gramados de Vincennes
Tem coisa melhor do que curtir um sábado com os amigos?
Para completar o programa de sábado, que tal assistir um musical no Théatre du Châtelet? Não é fácil encontrar ingressos no dia e, por isso, sempre compro meus ingressos pela internet e com antecedência. Logo que fecho as reservas de passagens e hospedagens, entro nos sites para ver a programação das peças, óperas ou ballets e compro logo. 
 Diga espelho meu: há alguém mais colorido do que eu???
 Entrada do Théâtre du Châtelet
Não é todo dia que você tem a sorte de assistir um musical com uma orquestra regida por Michel Légrand e estrelado por Natalie Desay.
"Les parapluies de Cherbourg" (Os guarda-chuvas do amor) é, originalmente,  um filme de 1964 e foi estrelado por Catherine Deneuve. Ano passado, estreou em Paris na versão para teatro. A grande surpresa, pelo menos para mim, foi ver Michel Legrand no palco. O mito francês que fez várias trilhas para filmes. Uma noite inesquecível, até porque foi uma estréia mundial.

Ao final do espetáculo, como acontece em qualquer lugar do mundo, os fãs aguardam a saída das estrelas para conseguir um autógrafo. Já viajei com uma foto da Natalie (de outro espetáculo) e fui tentar um pedido de autógrafo. 

Um dia para ficar guardado para sempre na minha memória. Estar em Paris, curtir o sábado de maneira tranquila, encontrar amigos do Rio, terminar a noite com um ótimo espetáculo e conseguir autógrafo de uma estrela. Isso não tem preço!

5 comentários:

  1. Programação perfeita! Texto maravilhoso!

    ResponderExcluir
  2. Sábado realmente perfeito! Fotos maravilhosas! Em Paris somos vizinhos, amo a região. Parabéns pelo lindo post.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vivian
      Tendo reproduzir em Paris o meu modo de vida no Rio e, sempre que possível, realizo.

      Excluir

Curtiu a viagem? Então comente e deixei o blogueiro feliz!

Balcão de Perguntas

Nome

E-mail *

Mensagem *