domingo, 23 de julho de 2017

Visitando a Acrópole de Atenas

Sábado, 10 de junho de 2017

Passadas as emoções das primeiras horas em Atenas, reservei a manhã do dia seguinte para visitar a Acrópole. Certamente, a maior atração da cidade e, provavelmente, do próprio país.
Estava muito empolgado para fazer a visita e até esqueci de fotografar a entrada principal, filas, etc e etc...
Há duas modalidades de ingressos: visita da Acrópole somente (na época 20 Euros) e ingresso para visita de todo complexo arqueológico, incluindo a Acrópole, Ágora Antiga, Ágora Romana, Biblioteca de Adriano e o Templo de Zeus Olímpico (30 Euros) e que pode ser usado durante cinco dias. O que eu comprei? O ingresso somente para a visita da Acrópole. Por que? Naquele momento julguei que só a visita da Acrópole seria o mais importante e não queria ficar com a "obrigação" de fazer as outras visitas.

O termo Akropolis, palavra composta de akra - ponto culminante -  e do substantivo polis - cidade -, significa o ponto mais alto da cidade e data do inicio do século IV a.C.
A gente fica tomado de uma grande emoção ao iniciar a caminhada que nos leva ao alto da colina. Confesso que meus olhos ficaram marejados, uma sensação inexplicável e, ao mesmo tempo, maravilhosa.


Vestígios do imenso pórtico que o rei de Pérgamo, Eumenes II, ofereceu à cidade de Atenas no ano 160 a.C.
 
Os monumentos importantes da Acrópole não ficam restritos ao alto da colina, como por exemplo, o belo Odeon de Herodes Atticus, construído em 161 d.C. Como vocês podem ver, o teatro é utilizado ainda hoje para apresentações de espetáculos. 
 
E basta um distraído olhar para o lado e avistamos a Ágora Antiga, com o belíssimo e muito bem conservado Templo de Hefesto. Nessa hora pensei: "devia ter comprado o ingresso para visitar todos os sítios arqueológicos..." Mas, tudo bem, vi de longe. 

Vista panorâmica desde a escadaria que dá acesso ao Propileu. Onde está Wally nessa foto?
Templo de Atena Nike - séc VI a.C

 
O Propileu - portal monumental que dá acesso à Acrópole. 

Algo acontece quando você atravessa o portão e passa pelo Propileu. Uso muito a expressão "mergulho no túnel do tempo"; é essa a sensação.  
 Bela fachada do Propileu com suas colunas dóricas
Ao avistar o Erecteion, tive um daqueles momentos de total paralisação e quase pedi para alguém me beliscar. Sem sombras de dúvidas, o Erecteion é um dos edifícios mais elegantes da Acrópole. Foi construído no séc. V a. C, no local onde, segundo a lenda, Atena e Poseidon mediram forças pelo nome da cidade. Nem precisa de muito esforço para saber quem saiu vencedor né?
 
As Cariátides do Erecteion
 Momento de ingênua felicidade
Detalhe das elegantes colunas jônicas do edifício
 
 Panorâmica do Erecteion num momento "eu estive aqui"
Eis a grande estrela da Acrópole, o Partenon! Símbolo da Atenas democrática, foi concluído entre 447 e 432 a.C., projeto dos arquitetos Ictino e Calícrates. No Partenon ficava a estátua colossal de Atena Parthenos, em ouro e marfim. Para conseguir boas fotos tem que fazer muito malabarismo para esconder os guindastes e andaimes que estão ali num processo de restauro intenso. Sem contar, claro, a grande quantidade de visitantes. Mas, fotos exclusivas, só chegando à bilheteria antes da abertura, às 08h00, para ser um dos primeiros.

 
É impressionante o alinhamento das colunas dóricas do edifício. A gente fica tão maravilhado que enxerga a obra como escultura de arte. 
 
Visitar a Grécia no mês de junho é o ideal, pois a temperatura é amena e, como vocês podem notar, não tem muitos visitantes, embora eu já tenha considerado uma multidão.
Mais um olhar no horizonte e avistamos o Templo de Zeus Olímpico e mais à frente o Arco Adriano. O Templo de Zeus é mais uma das atrações que podem ser visitadas com o ingresso de 30 Euros. Arrependido?? Não, afinal essa foto ficou bem bacana né? 

Teatro de Dionísio, onde os grandes dramaturgos antigos apresentavam suas obras pela primeira vez. O teatro foi construído na segunda metade do séc. IV a.C. 

No período helenístico, a primeira fila da arquibancada foi substituída por cadeiras de mármore ocupadas pelos membros do clero de Atenas. 
 Detalhe de cadeira de mármore com inscrição

 
Templo de Asclépio, deus da Medicina
E finalizando a visita, ou começando, uma vez que está logo na entrada da Acrópole,  uma exposição com algumas estátuas que decoravam o Teatro de Dionísio, entre outros objetos oriundos de escavações na Acrópole. 
Estátua de Paposileno, que decorava o Teatro de Dionísio, datada do sec. I ou II d.C.

Altar cilíndrico de Dionísico
 Detalhe das figuras que decoram o altar

E assim foi a minha visita à Acrópole de Atenas, misto de emoção, alegria, descobertas, conhecimento e enriquecimento para a alma. Posso dizer que ir à Atenas e não visitar a Acrópole é como vir ao Rio de Janeiro e não visitar o Cristo Redentor!!!

2 comentários:

  1. Adorei as fotos e os relatos. Viajei de novo.
    Cris Argollo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cris
      Que bom que vc viajou...e continue viajando nos próximos posts.
      Beijos

      Excluir

Curtiu a viagem? Então comente e deixei o blogueiro feliz!

Balcão de Perguntas

Nome

E-mail *

Mensagem *